ESTERIÓTIPOS DE PAÍSES + CURIOSIDADES

Os esteriótipos são maneiras de se enxergar algo de uma forma generalizada. Esse tipo de imagem preconcebida também é dado a vários países pelo mundo, como por exemplo o fato de se dizer que todos os chineses lutam Kung Fu, todos os brasileiros jogam futebol e que no Canadá faz frio o ano inteiro.

É normal que cada país tenha pelo menos uma característica que o representa, fazendo assim com que o mundo todo o reconheça por essa característica. Mas será que todas essas características são verdadeiras?
Nem todas essas características podem ser consideradas, e alguns lugares trazem características incomuns comparadas aos nossos costumes brasileiros.

Confira agora os 8 países mais comuns por seus esteriótipos, e no final desse artigo terá um esteriótipo bônus de um lugar muito famoso.

Brasil – Carismáticos e alegres

Verdadeiro: O Brasileiro tem uma fama mundial de ser carismático, alegre e simpático por onde quer que passe. É uma característica única comparada a outros países. Há também alguns outros esteriótipos que só o brasileiro tem, como: jogar futebol, viver na praia o ano inteiro, ter carnaval o ano inteiro, entre outros.

Inglaterra – Bebem muito chá

Verdadeiro: A série “Não fale com estranhos” representa muito bem esse esteriótipo dos ingleses, onde sempre tomam um chá. Assim como o café pela manhã aqui no Brasil é algo rotineiro, é muito comum que os britânicos bebam chá pela tarde e que muitos países consideram esse ato muito elegante. Há um outro esteriótipo inglês que também é verdadadeiro: os britânicos são muito pontuais, eles consideram uma falta de respeito o ato de chegar atrasado e se não conseguirem chegar no horário, sempre ligam informando que estão a caminho.

França – Arrogantes

Falso: Esse é um esteriótipo muito comum entre o povo francês, mas já parou pra pensar o por quê?
Os franceses tem um estilo de vida um pouco mais fechado do que nós, e são muito diretos na forma de tratar alguém. A maioria dos franceses são bem mais simpáticos do que arrogantes.

Itália – Falam com as mãos

Verdadeiro: Os italianos são os grandes responsáveis por popularizar os gestos que conhecemos hoje, como o “dedo do meio”, o gesto para dar tchau e também o famoso sinal de “mama mia”. Não há uma base científica para essa característica tão marcante, mas uma pesquisa diz que os países mais carismáticos e extrovertidos tendem a falar com o corpo.

China – Só tem comidas diferentes

Verdadeiro: Com certeza você já ouviu falar na diversidade cultural dos chineses, onde muitos pratos são feitos com baratas, escorpiões, cachorro, cobra, entre outros. Mas por que isso?
Acontece que tudo isso surgiu através de uma necessidade da população, pois só 20% do território chinês é a base de agricultura, e sendo assim, com um território e uma população gigantesca eles começaram a fazer pratos com qualquer forma de proteína.

Rússia – Bebem muita vodka

Verdadeiro: A vodka é uma paixão da maioria dos homens russos. De acordo com uma matéria do G1 sobre a vodka e os russos, ‘um estudo conduzido com mais de 150 mil pessoas descobriu taxas de mortalidade excepcionalmente altas entre homens russos, alguns dos quais afirmaram beber três garrafas ou mais por semana.’

Índia – Tem milhões de deuses

Verdadeiro: Cerca de 80% da população da Índia é pertencente a religião hindu, onde o número oficial de deuses é 330 milhões. O hindus afirmam ter apenas uma força divina, mas que pode se expressar de inúmeras formas.

Egito – Só tem pirâmides

Falso: O cartão postal do Egito são as pirâmides, com toda certeza. Mas se engana quem pensa que esse país só tem pirâmides. O Egito tem uma cultura sensacional e há muitos outros lugares para se visitar, como oasis, cidades e desertos de se cair o queixo.

Bônus
Dubai – A cidade do luxo

Falso: Dubai é muito conhecida pela riqueza, beleza e todo o luxo das pessoas porém, infelizmente, também há pobreza em Dubai. Um pouco distante dos famosos pontos turísticos como o Burj Khalifa podemos ver uma Dubai que os turistas não conhecem. Sonapur é o nome não oficial de uma periferia de Dubai, onde podemos ver claramente que a riqueza da cidade é superficial. Para poder entender toda a situação de quem vai a Dubai afim de morar e construir uma vida lá, clique aqui.

E aí, conseguiu ter uma noção de como é os costume de outros países? Me conta aqui nos comentários qual o costume mais bizarro na sua opinião!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: